Com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pirai do Sul - Aula de Campo, no sitio arqueológico da Associação da Comunidade Remanescente Quilombola - Família Xavier

AUTORA
Professora Luciana Kubis, 5° ano A

No dia 21/09 os alunos do 5° ano, visitaram o Sitio Arqueológico localizado na fazenda Boa Vista, próximo ao município de Arapoti, Associação da Comunidade Remanescente Quilombola - Família Xavier.

Nas terras da comunidade na Fazenda Boa Vista ainda está localizado o cemitério onde estão enterrados

ancestrais da Família Xavier que foram escravizados, além de antepassados de comunidades negras de outras cidades próximas, as ruínas de um casarão construído na época da escravidão e o espaço de senzala onde as pessoas escravizadas eram torturadas.

Com a visita os alunos tiveram a experiência de conviver e aprender com descendentes de família Quilombola, que é uma oportunidade enriquecedora que nos abre os olhos para uma realidade única, marcada pela resiliência, cultura e senso de comunidade. Essas famílias de descendentes escravizados que resistiram ao longo do século, mantendo vivas suas tradições e valores, oferecendo valiosas lições para todos nós.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Incentivo a leitura de forma prazerosa e agradável

1° Sarau literário