Conhecendo um pouco mais a África

AUTORA
Professora Valdirene Canavarro, 5º ano C

Iniciamos o trabalho do componente curricular História e a habilidade da BNCC (EF05HI01) e utilizando o material de apoio “Influência dos povos africanos e indígenas na cultura brasileira”, iniciei a aula motivando os alunos sobre as etnias africanas antes da colonização europeia, sobre sua diversidade cultural e linguística. Expliquei que a África é o berço da humanidade, pois todos os seres humanos pertencem a mesma espécie e que evoluíram de uma ancestralidade comum iniciada na África.

Em seguida mostrei o mapa que mostra o fluxo migratório que foi responsável pelo povoamento da Europa e Ásia. Expliquei sobre a riqueza e a biodiversidade da fauna e da flora africana; estudamos o surgimento dos grandes reinos, mais especificamente sobre o Egito, sua cultura, suas construções, suas crenças e sua escrita

Como atividade avaliativa os alunos observaram que os desenhos da escrita egípcia possuem certa correspondência com as letras do nosso alfabeto. Consultando a tabela de desenhos e letras escrever, o seu nome, como se estivesse no Egito.

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Incentivo a leitura de forma prazerosa e agradável

1° Sarau literário